Serviços de TI
Gerencie seus serviços aglomerando servidores que possam estar próximos fisicamente, virtualmente ou em cloud, com mapas visuais que podem contemplar arquiteturas híbridas. Crie dependências de aplicações com recursos existentes de vários itens de configuração e organize hierarquicamente da melhor forma que represente seu ambiente. Podendo representar, serviços de alto nível, regiões, filiais, aplicações e etc.
Para acessar a aplicação Atmos é necessário clicar no botão "aplicações" localizado no canto inferior esquerdo, do menu principal no Simon.
Após acessar o Atmos é necessário acessar a tela de serviços de TI através do menu principal:
Ao acessar a tela de serviços de TI será possível ver a listagem de serviços criados:
Através de changelog, o Atmos mantém em archives, todo o histórico de updates realizados em cada serviço de TI, sendo possível auditar todas as mudanças realizas, observando quem foi o autor e as datas em que os eventos de criação, mudança e deleção aconteceram.
Através do serviços de TI é possível filtrar a topologia (Topologia ) de acordo com as dependências do usuário utilizando o botão de topologia que se encontra em cada item da listagem:
Para criar um novo serviço de TI é necessário clicar no botão "Novo serviço" que se encontra no topo lateral direito:
Após o clique no botão, a tela de criação se apresentará:
Para configurar as informações básicas do serviço de TI é necessário acessar o botão de configuração no topo superior direito:
Após clicar nesse botão, um modal se abrirá com as seguintes informações:
Onde é possível, definir o nome do serviço de TI, definir a prioridade que esse serviço possui e definir o tempo de atividade que esse serviço deve possuir para cálculos de SLA e uptime.
Ao centro da tela é possível ver um botão com a seguinte característica:
Após apertar esse botão, automaticamente um novo grupo de itens de configuração será adicionado, o objetivo da criação de grupos é poder criar regras onde cada grupo impacte de forma independente o SLA do serviço em questão, além de organizar as dependências de forma simples e rápida.
Para configurar um novo grupo é necessário clicar no botão que possui três pontinhos:
Então um modal se abrirá de seguinte forma:
Nesse modal é possível determinar:
- Nome
- O nome do serviço em questão
- O SLA mínimo
- Definir qual o limite que pode ser atingido
- O tipo de SLA
- Define se o grupo em questão pode impactar o SLA do serviço, somente SLA do próprio grupo ou não causar nenhum impacto
- O impacto do SLA
- Define se o SLA definido no tipo de SLA será impactado caso qualquer item tenha problema ou se apenas todos tiverem algum problema.
- Números de colunas que ocupará na tela
- O tamanho do agrupamento que será visualizado na tela de visualização de serviços de TI
Após configurar o grupo, é possível começar a inserir os itens de configuração ou serviços já criados anteriormente que pertecem a esse grupo:
Ao inserir um item de configuração é possível definir qual problema (trigger acionada) pode impactar o SLA do serviço criado:
Abaixo temos um exemplo de serviço criado representando uma aplicação, com os itens que compõe toda a pilha: